Quando o assunto é decoração e utilitários para casa, a primeira referência de quem mora em São Sebastião é a loja Cozinha & Cia, na Rua da Praia, no centro do município, para encontrar diferentes produtos relacionados com esse tema. E de fato é assim: com cerca de 70%¨de produção própria, os produtos fabricados pelas mãos da comerciante e artesã Gláucia de Paiva Pires, 51, são feitos com muito cuidado, passo a passo, e imprimem todo um charme especial a qualquer ambiente interno e externo em que sejam colocados. “Nosso artesanato é diferenciado, utilitário, decorativo”, diz ela.

Instalada no mesmo ponto há aproximadamente 18 anos, a Cozinha & Cia é também um ponto turístico, recebendo veranistas que passam pela avenida doutor Altino Arantes – também chamada de Rua da Praia – para conhecer a loja, comprar presentes ou bater papo, características inerentes ao bom comerciante que acompanha de perto seu negócio, conhece a produção e clientela, caso de Gláucia. “Ser comerciante, vender, negociar está no sangue”, diz a empresária, que é filha de comerciante e, agora, está preparando a filha mais nova, Luíza, 21, que é formada em Design de interiores, para assumir a Cozinha & Cia. “Desde criança, vivo bem perto desse universo [de artesanato] que ela me ensina a fazer. Estou lidando bem com isso [a responsabilidade de assumir o negócio da família no futuro próximo]. Nos damos bem, conciliamos os horários, temos liberdade uma com a outra”, conta a jovem Luíza.

Junto com a filha, Gláucia explica que o “carro-chefe” da produção, hoje, são os artigos feitos em mosaico, que vão de números para identificar residências a espelhos chiques e descolados. Além disso, também produz peças em tecido, como almofadas, e artigos de pintura em madeira, que vende in loco na loja e on line. “Tenho mais flexibilidade hoje, por conta das redes sociais”, explica a comerciante, que possui páginas nas redes sociais mais populares. “O acesso pelas redes sociais melhorou muito nossa divulgação, as pessoas passaram a conhecer mais a loja”, ela completa. No Facebook, procure por Cozinha & Cia; no Instagram @cozinha&cia, e a loja também atende por e-mail e no WhatsApp (12)996634022. O telefone é (12) 3892-3036.

Superação – Antes da Cozinha e Companhia, Gláucia de Paiva Pires foi proprietária da loja Leão do Norte. Tinha um pouco de tudo. “Utensílios domésticos, material escolar, produtos para restaurante”, conta.
Pode-se até dizer que a Leão do Norte foi uma espécie de antecessora das lojas de R$1,99 – entre as décadas de 80 e 90 – que Gláucia considera uma “febre” que estourou no país, popularizando o segmento em que a Leão do Norte atuava, com lojas em São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e também em São José dos Campos. “Com a febre do R$1,99 fechei a ‘Leão’”, diz ela, que a partir desse momento se dedicou a fazer outras atividades, como, por exemplo, dedicar-se à pintura. “Algumas pessoas legais passaram a elogiar meu trabalho, comprar, aí começou a dar certo essa nova empreitada”.

Superar crises. Talvez seja isso o que o cidadão brasileiro tenha feito de melhor, nos últimos anos, principalmente na área financeira e profissional. E é também o que Gláucia acredita que precisa acontecer no município. “A cidade precisa de um direcionamento, de organização. Somos uma cidade turística e portuária. Acredito que ele [o novo prefeito], que é jovem, tem bom gosto, começou bem. Se continuar assim, tem tudo para dar certo, até prova em contrário. Mas é só o que eu sinto”, diz ela.

(Por Marcello Veríssimo)
Foto: Marcello Veríssimo