O Sertão de Camburi, na Costa Sul de São Sebastião, vai se tornar um espaço dedicado à arte, atividades lúdicas e sustentáveis neste feriado. Entre os dias 30 de março e 1º de abril será realizado o “Ser tão Mulher”, um fim de semana inteiro dedicado a promover igualdade social e de gênero, realizado pelo Espaço Caleidoscópio, Coletivo Costa Viva, Meio da Mata e Brotar. “Em tempos de barbárie, onde a luta pela utopia e garantia dos direitos básicos exige cuidados efetivos e contínuos para fortalecer a igualdade social e de gênero, com o objetivo de construir pontes e promover diálogos, abrimos o Espaço Caleidoscópio, para que, através da arte, nós possamos nos manifestar”, dizem os organizadores.

Na sexta-feira (30) a programação começa às 15h, com contação de histórias por Lucimeire Martins, na Praça do Village. Também será realizado o lançamento do livro “O Pé de Goiabeira”. Nessa atividade, dizem os organizadores, a escritora apresentará um repertório lúdico e encantador. A história é contada com objetos que saltam de uma mala recheada de poesia e diversão para crianças e adultos.

No dia seguinte, sábado (31), às 19h acontece o sarau “Ser tão Mulher” na busca pela igualdade de gênero. De acordo com a organização, o “Ser tão Mulher” é um sarau anual que propõe o diálogo sobre diversos assuntos pertinentes à luta pela igualdade de gênero. “Desconstruindo através da música e da poesia o machismo arraigado em nossa sociedade, entre rodas de conversa, música e poesia, deixaremos nosso manifesto”.
Para o “Ser tão Mulher” estão confirmadas as presenças de Juliana Ires (terapeuta holística), Laura Rosa (música), Tati Candela (roda coco), Erica Girassol (poeta), Ronaldo (poeta), Andréa da Rocha Siqueira (focalizadora de dança circular), Zigra (música e exposição) e Dj Katigoria (Curadoria Sonora).

Serão confeccionadas plaquinhas que serão utilizadas para enfeitar o sertão de Camburi. A orientação dos organizadores é que o público chegue cedo para aproveitar bem o evento. Toda a programação é gratuita, e, ainda segundo os organizadores, as crianças são bem-vindas.

Outras coisas – O destaque no domingo (1º de abril) são os Caminhos do Sertão, uma caminhada pelo Sertão de Camburi rumo à Cachoeira. Durante o trajeto, os participantes farão a limpeza da estrada e a instalação das placas. Os organizadores pedem aos participantes que levem água, repelentes, frutas, protetor solar, sacos de lixo, luvas “e muito amor!”, eles dizem. Outro pedido é evitar produtos com embalagens descartáveis. Ao final, uma surpresa espera a turma.
A programação durante os três dias ainda inclui varal da poesia, árvore da esperança, brechó, maracatu, entre outras atividades.